SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a SIMPLÍCIO MENDES/PI

História

SIMPLICIO MENDES - PIAUÍ

TERRA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

...

              Foi na Época das bandeiras, organizadas pela Casa da Torre, de Garcia d'Avila, da Bahia, responsável pelo desbravamento do Piauí, que se iniciou a colonização do vale do Canindé, local onde hoje está situada a Cidade. Em 1761, no lugar denominado Poções, Domingos Afonso Mafrense instalou a primeira fazenda de gado no Município. 
              A valorização da borracha de maniçoba, em 1897, atraiu muitas pessoas para a região, dando início às chamadas Feiras da Maniçoba, de vital importância para o desenvolvimento do povoado 
               A Feira do Barreiro Branco na fazenda Formiga, passou a ser o principal núcleo da região, recebendo o nome de Caridade, por estar em terreno de uma Associação de Caridade do Estado do Ceará, transferido ao Município. 
               Em 1905, o povoado foi elevado à categoria de Vila com a denominação de Simplício Mendes, em homenagem ao ilustre piauiense, médico, Simplício de Souza Mendes. 
               Vinte e seis anos depois, Simplício Mendes, passou a integrar o Município de Oeiras e só em 1933, foi restabelecida sua autonomia administrativa. 
Gentílico: simplício-mendense 

Formação Administrativa
               Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Simplício Mendes, pela lei estadual nº 376, de 15-07-1905, desmembrado de Oeiras. Sede no atual distrito de Simplício Mendes ex-povoado. Constituído do distrito sede. 
               Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
               Pelo decreto estadual nº 1279, de 26-06-1931, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Oeiras.
               Elevado novamente à categoria de município e distrito com a denominação de Simplício Mendes, pela lei estadual nº 1478, de 04-09-1933. Instalado em 29-03-1938.
               Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
               Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
               No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede. 
               Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. 
               Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE